Notícias SINDHRio

Eventos SINDHRIO acompanha negociação sobre piso nacional da Enfermagem dezembro 14, 2021

Comissão da Câmara dos Deputados discutiu a determinação de um piso nacional para a categoria no dia 08 de dezembro.

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO) esteve presente na audiência pública sobre o piso salarial nacional das profissões de enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. De acordo com o presidente do SINDHRIO, Dr Guilherme Jaccoud, a matéria é complexa e precisa de amplo debate antes de ser votada. A audiência pública foi promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados na quarta-feira, 8 de dezembro.

Além do piso salarial nacional, o documento visa reduzir a jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais. A carga horária atual é de 40 horas. Segundo o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Dr Breno Monteiro, a enfermagem representa quase 50% da força de trabalho dos hospitais. “A enfermagem é a nossa força matriz, é a coluna dorsal do nosso sistema de saúde. E nós precisamos reconhecer isso no dia a dia”, disse em sua apresentação durante a audiência pública.

“Esse contexto da forma como está, sem que possamos discutir o financiamento na área de saúde, poderá gerar mais fechamento de leitos. Em nossa estimativa, fechariam 185 mil leitos hospitalares pelo impacto causado. E estima-se que as Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos, que respondem por mais de 50% dos atendimentos do SUS, poderão perder mais de 440 mil postos de trabalho”, explicou.

A comissão decidiu adiar a votação para o próximo ano para ampliar os debates sobre o tema.

Veja a apresentação do Dr Breno Monteiro

 

Publicações recentes

Assine nossa newsletter

Cadastre-se abaixo e receba no seu e-mail todos os nossos informativos

Av. Rio Branco, 257 - sala 1506
Centro - Rio de Janeiro - RJ

Tel. 21 2579-2227

Entre em contato conosco

Sindhrio - Sindicados dos hospitais, clínicas e casas de saúde do Rio de Janeiro